Blog do

Profissional 

Industrial

Engenheiro dá 25 dicas valiosas para conseguir um estágio

Murilo Reis é Engenheiro Civil, professor, engenheiro concursado, possui 4 especializações, mais de 30 mil seguidores nas redes sociais e dá importantes dicas de como conquistar o tão sonhado estágio.


Engenheiro Civil dá 25 dicas valiosas para conseguir um estágio


Controle o nervosismo e a angústia


"A angústia é muito normal, a maioria dos profissionais têm chegado na formatura com a falta de estágio. Além disso, existe a insegurança por achar que não aprendeu nada durante o curso, o que não deixa de ser uma verdade, uma vez que o profissional sai em busca do emprego com um canudo na mão e um oceano de conhecimentos rarefeitos e um palmo de profundiade"



Comece a procurar desde cedo


"Comece a procurar um estágio para ontem! Quanto mais cedo melhor. Não se acomode achando que é cedo demais. Você vai perceber que o difícil é o primeiro estágio pois, depois de ter passado pelo primeiro, seu currículo se diferencia no item EXPERIÊNCIA. Eu mesmo comecei no 4º período."



Procure um estágio de forma ativa


"Esse é o grande X da questão. O que acontece muito é que os alunos ficam de forma passiva aguardando o estágio, esperando uma oportunidade ser anunciada no mural da faculdade, no Instagram, no WhatsApp... Lembre-se que a oportunidade pode até bater na porta, mas ela não gira a maçaneta!"



Observe a organização e as informações do seu currículo


"Os estudantes enviam um currículo, muitas vezes, muito mal feito, quase sem nenhum curso ou experiência na universidade, então obviamente a oportunidade de conquistar uma vaga é praticamente um sorteio devido a uma grande quantidade de currículos iguais. Saia da média!"



Ninguém gosta de divulgar vaga de emprego ou estágio


"Ninguém gosta de divulgar vagas, principalmente para estagiários, porque na hora que um recrutador divulga uma vaga, ele vai receber 300 currículos, todos praticamente iguais ou com poucas diferenças. Costumo dizer que toda vaga divulgada é um sintoma da falta de proatividade dos candidatos a ela."



Saiba que o recrutador pode nem ver o seu currículo


"O recrutador pode não ter tempo de analisar os 300 currículos para uma função de estagiário, onde não há tanta responsabilidade"



Como o recrutador selecionará o estagiário


"Ou ele seleciona um currículo aleatório, ou vai para a famosa e mais comum oportunidade de conseguir um estagiário, que é pedindo uma indicação para alguém (QI), para um engenheiro ou para um estagiário que já esteja na empresa, já que é muito melhor você confiar na indicação de alguém do que pelas letras frias de um currículo. Sempre se faça a seguinte pergunta: você se indicaria para uma oportunidade de trabalho? O que você tem que te distingue da média?"



Preocupe-se com seu perfil, ele começa ainda na faculdade


"Primeira coisa, saiba se, durante a faculdade, você já está se portando como um profissional. As suas ações e atitudes na faculdade fariam com que um colega te indicasse? Você se destaca por ser uma pessoa proativa, que pergunta, que se interessa, ou você fica na sua, deixa a vida te levar, só quer passar de qualquer forma, vai pra faculdade de bermuda e chinelo...? Como anda seus perfis nas redes sociais? Que imagem você passaria ao dono de uma empresa que olhasse suas redes antes da contratação?"



Ser popular no bar não vai te ajudar a conquistar um estágio


"Você pode até ser popular no barzinho na sexta feira mas se não é uma pessoa que demonstre que será um profissional de futuro, dificilmente terá vez no mercado."



Se aproveite do QI ("quem indica")


"Segunda coisa, a maioria das oportunidades são por indicação, então você tem que buscar estar nos locais e próximo à pessoa que podem te indicar. Onde estão essas pessoas? Primeira grande oportunidade, seus colegas e professores, por isso é importante que você seja bem visto na faculdade, em termos profissionais."



Apareça para seus professores


"Professores são uma grande porta de entrada no mercado de trabalho. Será que você está se destacando para seus professores? Como está seu nível de relacionamento com seus professores? Se você termina o semestre sem o professor saber o seu nome, o problema é seu!"



Participe de palestras e congressos


"Participe de todos os eventos de engenharia que você puder. Eu sei que tem muitos que são pagos, talvez muitas pessoas não possam comparecer, mas tem muito evento gratuito também, então tenha a prioridade total de estar nesses locais. Basta se interessar para poder investir o seu tempo para estar nestes ambientes."



Não apenas participe dos eventos, mas PARTICIPE


"Em todos os lugares que você for, seja na sala de aula, numa palestra ou num congresso, você não pode ir com uma postura passiva, ou seja, ir apenas para assistir a aula ou a palestra e ir embora. Não! Nos intervalos, na entrada, na saída, procurar perder a timidez e se aproximar das pessoas, se apresentar, falar de onde você é, o que você faz, onde você estuda. Mostre que você tem interesse na área."



Interaja, questione, tire dúvidas, pergunte


"Na hora que abrir para questionamentos, você tem que levantar a mão, se apresentar, fazer uma pergunta. Quem não é visto, não é lembrado, então você tem que ser visto, tem que se apresentar, se portar como um profissional."



Invista no seu Networking


"A maior oportunidade de se conseguir uma vaga é através do Networking."


Participe dos nossos grupos de Engenharia no WhatsApp e Telegram


Você está realmente preparado?


"Claro que não adianta ter acesso às pessoas, elas te indicarem e você não ter potencial para agarrar a oportunidade.



Faculdade e diploma não são tudo


"Algumas coisas são vitais. Quem pensar que simplesmente estar na faculdade ou conquistar o diploma vão abrir portas está muito enganado, as pessoas tem que buscar conhecimento fora da faculdade."



A faculdade é um Iceberg


"Eu comparo a faculdade com um Iceberg: o professor está num bote e está mostrando a ponta do iceberg. Esse é o conhecimento que o professor consegue te passar em 40 Ou 60 horas. Vai caber a você mergulhar nesse conhecimento. Quanto mais você se aprofundar em uma área, menos concorrente você terá e mais valorizado você será!"


Aprofunde seus conhecimentos, mas não em tudo


"Eu recomendo que você seja muito profundo em conhecimento em poucas coisas. Não adianta você querer se especializar em tudo."



Faça o que você gosta


Busque aprofundar seu aprendizado nas áreas e nos nichos de conhecimento que você se interessa, que você goste e que tenha oportunidade na sua região, e mergulhe fundo, procure ser um dos melhores."



Seja nota 9 ou 10 em alguma área


"Se você for nota 7 em todas as áreas, você sempre vai perder oportunidades para aquele colega que é nota 9 naquele nicho que a empresa está buscando."


Excel é mais importante do que você pensa


"É necessário, no mínimo, ter domínio em Excel e AutoCAD, que, para mim, são os dois mais básicos, afinal, seja qual for a área da sua engenharia, você vai encontrar empresas e profissionais utilizando esses softwares. Depois, procure fazer cursos mais específicos para as áreas que você desejar."


Conheça o curso de Excel para Engenharia do Murilo Reis!

Seja autossuficiente


"Ninguém vai te contratar como estagiário para te ensinar a ser engenheiro, os profissionais querem uma pessoa que chegue lá e consiga somar. Mostre que está lá para aprender mas também quer somar com a empresa."



Mostre o que você sabe


"Quando for entregar currículo ou participar de uma entrevista, mostre que você já sabe utilizar utilizar AutoCAD, Excel, sabe realizar um levantamento, fazer uma planilha, etc. Ninguém quer contatar um estagiário somente para ensinar ele a ser um profissional!"



O conhecimento é o melhor retorno


"Saiba, também, que quando te oferecem uma oportunidade, existe uma grande probabilidade do estágio não ter remuneração, ou ter uma remuneração muito baixa. Mas isso, nesse momento, não deve ser o seu foco. O foco é o estágio!"



Sobre o Engenheiro Murilo Reis


Murilo Reis é Engenheiro Civil, Mestre em Saneamento Ambiental e Processos Construtivos, especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental e em Engenharia de Avaliações e Perícias e engenheiro concursado, atuando há 11 anos ná área de desenvolvimento urbano.




Coach, professor de engenharia e coordenador de curso de pós graduação, Murilo é, também, autor de diversos cursos e e-books na área da engenharia e desenvolvimento profissional. Conheça abaixo:


+ Curso de Formação em Orçamentista de Obras e Consultor em Licitações


+ Curso de Formação em Engenharia de Avaliações de Imóveis e Perícias


+ Excel Básico Aplicado a Engenharia


+ E-book Precisa-se de Engenheiro: como construir sua carreira em bases sólidas



Siga o Murilo no Instagram! @eng.jmuriloreis





#vagas #emprego #estágio #currículo

Por Profissional Industrial

  • LinkedIn do Profissional Industrial
  • Instagram do Profissional Industria
  • Telegram do Profissional Industrial
Profissional Industrial