Blog do

Profissional 

Industrial

Está pensando em seguir carreira pública?


Sem dúvida, essa é uma questão que passeia pela cabeça de milhares brasileiros todos os anos. No atual cenário, com número recorde de desempregados, menos criação de vagas formais, economia em recessão, crise política e insegurança do mercado, mais ainda.


A possibilidade de seguir uma carreira como funcionário público e conquistar estabilidade financeira e profissional, permeia o pensamento de muitas pessoas.

Algumas delas seguem em frente com o plano que traçaram. Outras ficam pelo caminho. Umas sequer começam e, poucas, pouquíssimas, atingem seus objetivos.

Muito se fala sobre as dificuldades para conseguir um cargo público: concorrência, provas longas, conteúdo extenso e complexo, pouco tempo para preparo, etc. As pessoas que ultrapassam essas barreiras e escolhem seguir em frente, encontram outras mais difíceis: o pessimismo e o conformismo alheio.

Não há dúvidas sobre as dificuldades técnicas de um concurso público. Não é a toa que os cargos são muito bem remunerados e oferecem excelentes benefícios. Porém, o que alguns concurseiros profissionais vêm notando, é que a maior dificuldade, talvez, não seja a parte técnica.

O requisito fundamental para um concurseiro é a disciplina. É imprescindível que haja muito planejamento, muita dedicação, estudo e muito esforço. Estudos apontam que apenas 8% do total de candidatos inscritos para um concurso estão, de fato, preparados para a prova. Segundo o mesmo estudo, 25% dos candidatos sequer se apresentam no dia do exame. Nos concursos mais concorridos esse número pode ser ainda maior!

Mas o que leva as pessoas a se inscreverem e não participarem? Porque somente 8% do total de concurseiros está preparado para fazer a prova?

Uma das coisas que pode ser determinante para esses índices, é a influência das demais pessoas.

O maior concorrente de um candidato a uma vaga no serviço público é ele mesmo. O medo da concorrência, o número de inscritos, a quantidade de vagas, todos esses fatores, precisam ser menos importantes que o próprio candidato. Para ter sucesso em sua busca, o candidato precisa estar preparado tecnicamente e psicologicamente.

Afastar os pensamentos tóxicos e as pessoas que podem influenciar negativamente, é um passo importante na busca por um preparo psicológico blindado. Para isso, evite o contato com pessoas que tenham pensamentos como os que vamos mostrar ou que repetem frases como as que vamos listar:

“Só passa quem é apadrinhado!”

Evite o pensamento derrotista e conformista. Esforce-se para atingir os seus objetivos e acredite na sua capacidade.

“A pessoa passa e não é chamada nunca!”

Essa é uma afirmação que não faz sentido. Os concursos têm regras claras em seus editais e essas regras DEVEM ser cumpridas. Esse tipo de frase é somente mais uma maneira de se conformar e desistir sem ter tentado.

“Quem faz concurso é gente acomodada!”

O que dizer então das pessoas que usam esse tipo de argumento para sequer começar a estudar e prestar algum concurso?

“Nunca dá tempo de estudar tudo!”

Planejamento é FUNDAMENTAL. Os editais são abertos com antecedência e, se o candidato já sabe qual carreira seguir, pode começar a estudar HOJE mesmo que não haja edital aprovado.

“Esquece! Concursos não vão mais acontecer!”

Já estão aprovadas mais de 12 mil vagas nas três esferas públicas para o próximo ano. Não dê ouvidos! Procure fontes confiáveis e escolha o concurso quanto antes para se preparar como deve.

“Nunca vai passar num concurso público!”

Outra frase típica de quem não vai tentar e quer apenas te impedir de chegar onde deseja. Se afaste de pessoas com esse tipo de atitude.

O candidato que driblar esses pensamentos ou influências estará muito mais preparado para encarar a rotina de estudos. Unindo um preparo sólido terá ainda maiores chances de atingir seus objetivos.

Postado por Canal do Ensino

#concursos #carreira #emprego #mercadodetrabalho #Petrobras #marinha #profissionalindustrial

  • LinkedIn do Profissional Industrial
  • Instagram do Profissional Industria
  • Telegram do Profissional Industrial
Profissional Industrial