Blog do

Profissional 

Industrial

NASA alerta que água do planeta poderá acabar em futuro próximo


Em um futuro não tão distante, a água do planeta pode simplesmente acabar. O que poderia ser enredo de um filme apocalíptico na verdade é um alarme lançado pela agência espacial norte-americana, a Nasa.


De acordo com as informações divulgadas pela agência NASA, o órgão analisou fotos de satélites e chegou a conclusão de que mais da metade dos aquíferos subterrâneos da Terra está desaparecendo.

Dos 37 aquíferos mais importantes para a vida no planeta, 20 já ultrapassaram o ponto crítico; e 13 destes estão com reserva tão baixa que passaram para uma categoria de emergência. De acordo com a Nasa, esses dados revelam que a humanidade está consumindo (e despediçando) mais água do que o planeta tem a oferecer.

Essas reservas de água naturais fornecem aproximadamente 35% da água utilizada pelos seres humanos. Em entrevista ao The Washington Post, o cientista da Nasa Jay Famiglietti chama a atenção para a gravidade do problema e ressalta que o crescimento populacional e desenvolvimento de atividades ligadas à agricultura e de mineração só agravem a situação.

Para que a situação seja revertida e os aquíferos sejam “salvos”, seriam necessários milhares de anos. Atualmente, a região que mais deve se preocupar com o esgotamento da água no planeta é a da península arábica, que abriga mais de 60 milhões de pessoas. Dentre os casos mais alarmantes também estão a Índia, Paquistão, Líbia e Níger.

Postado por Engenharia É

#tecnologia #NASA #profissionalindustrial

  • LinkedIn do Profissional Industrial
  • Instagram do Profissional Industria
  • Telegram do Profissional Industrial
Profissional Industrial