Blog do

Profissional 

Industrial

Revisão: 5 formas de turbinar os seus estudos e ser aprovado em concursos


A revisão é aquela etapa que não pode faltar na sua preparação para o Concurso Público. Basicamente, não tem como passar e manter a boa memória sem revisar o que estudou. Sempre ressalto a sua importância, pois ainda tem pessoas que negligenciam a revisão.

Mas e a qualidade do ato de revisar? Você sabe como fazer? Para que serve a revisão? Abaixo cito 5 formas de turbinar os seus estudos apenas se empenhando em revisar de maneira assertiva.


1) Revise todos os dias

Não adianta estudar um assunto hoje e revisar daqui a duas semanas. Não adianta revisar depois que já estudou muitos temas de uma só disciplina. Revisão é uma forma de ajudar a sua memória manter o conteúdo aprendido. Desta forma, a primeira etapa é aprender um assunto muito bem delimitado, testar seus conhecimentos e resolver as suas dúvidas sobre ele. E é preciso revisar no mesmo dia que estudou e montar uma frequência de revisão para os mesmos assuntos – como veremos mais adiante.

2) Use diferentes fontes em sua revisão

Você é daquelas pessoas que sempre revisam o conteúdo pelo resumo elaborado? Saiba que isso reduz muito as possibilidades que a revisão tem a lhe oferecer. A dica é usar diferentes materiais de estudo para revisar – apostila, podcasts (gravações suas), mapas mentais, exercícios, resumos feitos à mão, etc.

É certo que no resumo constam de forma sintética o que de fato é importante, mas vale a pena fazer o cérebro se exercitar na hora de memorizar. Isso ajuda a vencer o tédio. Mas saiba que, de antemão, é importante compreender bem o assunto e não ter dúvidas para não ter problemas com os materiais e as informações constantes.

3) Crie uma rotina de revisão

Nesta matéria, falei sobre a importância da revisão no processo de memorização e como determinar a frequência da revisão. Mas vale ressaltar o seguinte: é importante criar uma frequência de revisão, conforme os princípios de memorização, para criar um hábito para o cérebro. Na matéria citada, tem todos os detalhes. Se você estudou um assunto hoje, revise hoje; revise novamente depois de quatro dias; e depois de uma semana; todos os meses e pouco antes da prova. Mantenha a memória fresca e aumente as suas chances!

4) Crie desafios ao revisar

Como falamos, revisar não pode ser algo chato. Deve ser metódico, mas há recursos para turbinar a sua revisão. Há métodos diferentes e materiais distintos que você pode usar. Além disso, que tal criar dificuldades na revisão? Por exemplo, no bloco de assuntos estudados, escreva uma palavra que identifique o assunto e sorteie entre os demais. Isso tem que “startar” todo o conteúdo, sem que você veja no material. Outra dica é fazer perguntas a si mesmo sobre o assunto – é o caso da técnica da interrogação elaborativa.

5) Use métodos diferenciados

Você pode ainda usar métodos diferenciados, que ajudem a memorizar e a fixar cada assunto. Outra dica é usar métodos diferentes de revisão em disciplinas distintas, pois isso cria um padrão que será identificado pelo cérebro. Veja mais sobre métodos de revisão e como turbinar a sua revisão neste artigo. veja mais sobre a técnica da revisão comprimida, que pode ser muito útil nos seus estudos.

Postado por Estratégia Concursos

#concursos #emprego #carreira #mercadodetrabalho #Petrobras #marinha #profissionalindustrial

  • LinkedIn do Profissional Industrial
  • Instagram do Profissional Industria
  • Telegram do Profissional Industrial
Profissional Industrial