Blog do

Profissional 

Industrial

Turbine a velocidade e a qualidade de suas revisões para concursos públicos


Você sabia que uma das etapas de estudo mais importantes para um concurseiro que almeja ser aprovado é a revisão? Não tem como passar em concurso público sem ter técnicas eficientes de revisão do conteúdo. Afinal, os assuntos são variados e as disciplinas dos editais são extensas e complexas. Por mais que você domine os temas, ainda assim é muita coisa.

Além disso, de que adianta um conteúdo aprendido se ele não é testado, revisado e memorizado? Estudar por estudar, de modo displicente, sem uma rotina que privilegie a revisão não apresenta resultados grandiosos e não considera o próprio mecanismo do aprendizado eficiente.


Escolha uma metodologia de estudo e de revisão

O primeiro passo para você turbinar a sua revisão e ter mais qualidade é escolher uma metodologia de estudo que contenha em suas etapas a revisão. Qual a melhor metodologia para o seu caso? Esta é uma escolha bem pessoal. Há vários métodos e sempre falo sobre eles aqui no blog: quadro de horários, ciclo de estudos, etc.

revisão

Pesquise primeiramente o seu método preferido e veja se ele inclui a etapa de revisão. Se sim, é efetivo neste sentido. Em seguida, defina o seu método de revisão. Você pode utilizar mais de um, como veremos a seguir. Mas o importante é manter a frequência de revisão, revisar todos os dias, todas as semanas e por período.

Diferentes fontes para a sua revisão

Não faça revisão apenas de um tipo de material, ou seja, de uma fonte. Estimule o cérebro e turbine a sua revisão usando diferentes materiais – exercícios prontos, simulados respondidos, mapas mentais, diretamente do conteúdo, resumos próprios, vídeos, aulas, podcasts, etc. Isso irá desenvolver a sua memória por diferentes formas.

Teste a qualidade de suas fontes

De nada adianta revisar um conteúdo em um material que não tenha qualidade, como ser incompleto, com informações erradas ou imprecisas, que não esteja de acordo com o edital ou que não seja claro e didático. Se você está com problemas na hora de estudar ou tem errado nos simulados e exercícios mesmo estudando muito ou fazendo a revisão, o problema pode estar na qualidade das suas fontes.

Sempre falo para meus alunos que material didático e apoio para os estudos – como é o caso do Coaching para concursos públicos – é um investimento, e jamais um custo. É importante investir em materiais e conteúdos de qualidade, testados e aprovados, que potencializem os seus estudos. Adquira produtos de qualidade e compreenda bem o seu funcionamento.

Revise todo dia

Se você quer uma metodologia de estudo simples e eficaz, separe um momento do seu dia e estude, fazendo a revisão diariamente. Não tem como errar com a revisão diária.

Ciclo de revisões

Mas se preferir otimizar ainda mais a sua revisão diária, estude por ciclo de estudos, já que todo ciclo possui a revisão como etapa irremediável, e abrange todo o conteúdo programado para o período. Veja mais sobre ciclo de estudo nesta matéria.

Revise em voz alta

Revisar em voz audível é uma técnica eficaz de revisão. Você pode ainda gravar seus áudios e ouvi-los sempre que precisar retornar ao conteúdo – agora com o uso do celular ficou mais fácil.

Postado por Estratégia Concursos

#concursos #carreira #mercadodetrabalho #emprego #Petrobras #marinha #profissionalindustrial

  • LinkedIn do Profissional Industrial
  • Instagram do Profissional Industria
  • Telegram do Profissional Industrial
Profissional Industrial